Tatame para Jiu-Jitsu

Conheça o tamanho e especificações do tatame para Jiu-Jitsu oficial. Nesta matéria vamos abordar o palco principal desta arte marcial quase perfeita, abordando o tamanho oficial, e os tipos e especificações de tatame para Jiu-Jitsu […]

Conheça o tamanho e especificações do tatame para Jiu-Jitsu oficial.

Nesta matéria vamos abordar o palco principal desta arte marcial quase perfeita, abordando o tamanho oficial, e os tipos e especificações de tatame para Jiu-Jitsu que podemos encontrar por aí, ao final indicaremos algumas lojas confiáveis para adquirir o seu tatame.

Tamanho oficial do tatame para Jiu-Jitsu

O tatame para Jiu-Jitsu (ringue) no tamanho oficial é composto de no mínimo 64m2 e no máximo de 100m2.

A área de 64m2 é assim dividida: Área Interna (área de combate), de 36m2 e Área de Segurança, composta de tatames em toda a volta da área de combate sendo que de cor diferente. Veja abaixo como seria:

Tatame para Jiu-Jitsu

Esquema de tatame para Jiu-Jitsu para competição

Exemplo: No caso de tatames para Jiu-Jitsu com placas de 2m x 1m, seriam 18 placas na área de combate e 14 placas na área de segurança.

Especificações do tatame para Jiu-Jitsu

Boa parte dos tatames encontrados por aí, ou são feitos de lona com enchimento normalmente de raspa ou fécula de borracha de pneu, ou são de placas de EVA. O tatame de lona tem a vantagem de custar mais barato por m2, porém não é desmontável nem móvel, sem falar que se a lona for lisa, provoca queimaduras constantes nos atletas ao raspar a pele nela. O ideal é que a lona seja texturada. Dentre outros tipos de tatame para Jiu-Jitsu menos comuns temos os de palha de arroz cobertos por lona de algodão ou esteira de junco, mas são tatames bem mais caros.

Um fator importante nos tatames para Jiu-Jitsu é a altura do mesmo, para a prática de atividades no solo, recomenda-se um mínimo de 30mm, já se também forem praticadas quedas, o mínimo recomendado é 40mm de altura. Esta altura leva como base os tatames com preenchimento de raspa ou fécula de borracha e os de EVA, dependendo do preenchimento a altura recomendada pode variar. Os com preenchimento de palha de arroz normalmente tem altura recomendada de 55mm para prática de quedas.

Onde comprar seu tatame para Jiu-Jitsu

Os tatames de raspa ou fécula de borracha, por serem feitos sob medida, devem ser feitos por um profissional da sua cidade ou proximidades, por isso só recomendarei os desmontáveis aqui.

Uma fabrica muito recomendada pelos fóruns de internet é a Haiti Tatames, eles vendem tatames em EVA direto para o consumidor final, por isso tem um preço bem em conta. O endereço é www.haititatames.com.br.

Dúvidas ou sugestões? Envie um comentário! Tenho certeza que há outras informações sobre tatame para Jiu-Jitsu que esqueci de abordar. :-D

Este artigo faz parte do especial Tudo sobre Jiu-Jitsu Brasileiro.

Gostou deste artigo? Então receba nossas atualizações por email! É grátis!

Insira seu email:

Sobre Hamilton Rocha

Advogado com foco em Direito Civil, Empresarial, do Consumidor, Trabalhista e de Família. Escreve também para os blogs A Pensão Alimentícia e Lutas e MMA no tempo livre. Tem como hobby a prática de artes marciais. Site: Amion - Advocacia e Consultoria. Redes sociais: Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn.